4.11.12

Tenho uma dúvida

À qual tenho reservado grande parte do meu tempo de reflexão.
Está relacionada com algumas novidades no 2º ano da minha filha. Chamo-lhe assim porque o ano passado nunca tal coisa aconteceu.
A Carolina vem para casa com trabalhos por corrigir e muitas vezes, mesmo os corrigidos continuam com erros.
Primeiro, reparei sem valorizar. Expliquei-lhe onde estava o erro, que grande parte das vezes resulta de distracção, e pedi-lhe que corrigisse.
A cena repetiu-se. Uma e outra vez. Comecei a ficar como que aborrecida, mas achei por bem, alguma compreensão uma vez que a professora tinha estado doente e só foi devidamente substituída na semana passada.
Mas, hoje quando a fui ajudar a fazer os trabalhos de casa - que de resto pediam sinónimos de palavras como vezeiro - reparei numa meia dúzia de erros na mesma página do livro de português. Irritei-me. Peguei no livro de fio a pavio e lamentavelmente os erros são uma constante. Em páginas que não chegaram a ser corrigidas ou em outras, apesar de terem um certo. Isto só no livro de português!!! De repente, lembrei-me de um caderno A4 que trouxe para casa uma única vez e onde na ocasião descobri muitos erros. Questionei-a se a professora tinha visto aquilo. Respondeu-me que a professora tinha dito que naquele caderno podiam escrever o que quisessem, da forma como quisessem. Sinceramente duvidei do que me disse, mas hoje, lamento tê-lo feito.
Conclusão: a minha filha dá mais erros agora do que no 1º ano. E até concordo que o vocabulário seja mais vasto e que lhe seja exigido mais, mas, poupem-se, esta é uma fase determinante para a forma como vai escrever de futuro e não me agrada nada que na escola - onde é suposto estar a aprender e a trabalhar - permitam que escreva com erros, sem que a corrijam.

3 comentários:

  1. Mãe sofre. Não podes deixar passar, de forma alguma. Já nos chega que escrevam com os erros do acordês, que teimam em dizer que é oficial. Oficial o r@!%.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, espero que não me leve a mal a intromissão mas por vezes lá dou uma espreitadela ao seu blog, depois de o ter conhecido no programa da TVI e confesso que o achei engraçado.
    Quanto ao assunto que relata, concordo com a sua preocupação e enquanto professora que sou, acho pertinente que fale com a senhora em questão pois realmente é importante a educação correta e adequada dos nossos pimpolhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Fernanda, é um gosto receber gente nova que faz questão de se "intrometer" em questões pertinentes para nós, mães e mulheres.
    Já falei com a directora e com a professora.
    Resta-me continuar atenta e zelosa.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar