16.7.12

As falsas donzelas





Escrevo sobre o amor.
Ou será sobre o tempo, que já foi. Num tempo que não cheguei a ter.
Direi, antes, que escrevo sobre sexo.
Ando à procura do título…
Falsas donzelas???
Hoje, o tema não é pertinente. Haverá donzelas, por opção. Que jamais serão falsas e certamente assumir a virgindade envergonha mais que confessar o contrário.
No tempo que foi, e já não é, o sexo no vão da escada  fazia-se mais do que alguma vez imaginei. E sabia tanto melhor que hoje quando o hotel já é tantas vezes o ponto de encontro. Sem pudor, sem a discrição e a elegância de um convite (interesseiro) para jantar. Esse tipo de sexo é como aceitar um copo de água quando a sede aperta. Não gosto.
O tema surgiu à mesa enquanto conversava com pessoas que nasceram na década de 50. Para meu espanto, nenhuma das mulheres sentadas comigo, casaram virgens. Não evitei a surpresa. Ingenuidade, talvez… Sempre ouvi a minha avó (da década de 20) contar-me das núpcias levada em braços, num tempo em que o “amor” se fazia às escuras. E constatar que três décadas depois a virgindade já era excepção (???).  Com o bónus de que quem ajoelhava tinha que rezar.
O casamento seria para elas (as falsas donzelas) o que as movia para despirem as cuecas encostadas ao muro frio. Então e eles? Crianças, tantas vezes de 15 ou 16 anos no mercado de trabalho desde os 10, mas crianças apenas? Impunha-se o casamento forçado. Porque o devaneio no vão da escada ou no muro frio acabava tantas vezes com uma barriga encoberta no vestido de noiva emprestado da filha da vizinha que tivera a mesma “sorte” e cujo filho também havia de nascer de 7 meses, porque como a minha avó sempre me disse, os bebés ou nascem de 7 ou de 9 meses, nunca de 8.
Maneiras que concluo que essa geração foi bem mais promíscua e menos puritana que a nossa. Porque os moços casadoiros não seriam assim tão certeiros para em 12 minutos e apenas uma única vez terem a "sorte" de arranjar mulher para casar.

5 comentários:

  1. Este texto está muito bom. Concordo com tudo.
    A minha mãe também jura a pés juntos que é virgem mas eu tenho as minhas dúvidas. Maria João S.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma meia dúzia de tias que casou grávida!

    ResponderEliminar
  3. Olha eu fui ao casamento dos meus pais na barriga hehehehe. Ana

    ResponderEliminar
  4. A diferença é que antes havia mais respeito enquanto agora um homem é capaz de te dizer na lata que quer ter sexo contigo...

    ResponderEliminar
  5. E talvez isso seja melhor do que o que faziam antigamente porque também era o sexo que os movia, só não tinham coragem de assumir.

    ResponderEliminar