6.8.12

Números




- Não me apetecia andar de bicicleta (pausa)... fiquei a conversar.
 - A conversar…? Sobre o quê?
 - Olha, sobre a vida.
 - (Sorri) o que sabes tu sobre a vida?
 - Sei que é tudo uma questão de números…
 - De números…?
 - De matemática…
 - Explica melhor…
 - A piscina, por exemplo, precisaste de fazer contas para saber o espaço que ela ia ocupar. Ou esse biquini que estás a usar, tiveste de fazer contas para ver se o podias comprar… Se fores fazer um bolo, precisas dos números para saber as medidas…Ou contas os dias que faltam para irmos de férias, ou para o Natal… Queres mais exemplos?
 - (Sorri).
 - É tudo uma questão de números.

Ontem, foi o número 30. E não sei se foi por termos tido esta conversa (eu e a mais velha), mas são só números que me piscam no cérebro.  Como os despertadores de quarto. Ou os cronómetros dos jogos olímpicos.
Números; tempos; horas;  recordes, medalhas (de ouro e de latão). Vitórias reais e morais. Derrotas também. Lágrimas (poucas). Colecções - de sapatos, vestidos e perdas. Perdas efectivas. Mortos a mais em 30 anos.
E ontem que os alcancei quando o relógio bateu as 11 da manhã, só penso que vivi 10 anos sem ele. Sem a figura dele. O cheiro dele. As suas mãos, sempre tão limpas. A sua gaveta, tão arrumada. E organizada.
10 anos parece-me tanto, num capítulo tão recente.
Metade dos 30 anos, passei com o homem que tenho. Entre amuos e separações. Desconfiança, às vezes. Ciúmes. Tardes de amor com a janela semi-cerrada. James no leitor. Amendoins na praia.
Depois elas. A primeira nos últimos 7 anos. A segunda há dois.
Há três ruiu o muro.

4 comentários:

  1. Acredita que os 30 são a melhor fase da nossa vida. Já temos idade suficiente para sermos maduras, mas pouca para nos considerarem velhas, ou seja, estamos no auge. Por isso lembra-te das coisas boas do passado e não lamentes as circunstâncias da vida que são incontornáveis.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Pensa que nestes 30 anos ganhaste mais do que aquilo que perdeste.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Estás uma trintona fantástica ;-)

    ResponderEliminar
  4. Conforme os anos forem passando, infelizmente a colecção de perdas vai aumentar. Mas, é isso que faz de nós mulheres cada vez mais fortes. E tenho a certeza que és uma delas.
    Parabéns.

    ResponderEliminar