13.9.12

Amanhã é o dia


Eu tinha tanto para dizer sobre a escola, mas não a esta hora.
Da minha escola primária recordo-me, naturalmente, do primeiro ano. Por duas razões: porque foi o primeiro e porque mudei de casa enquanto os meus pais construíam outra.
Entrei na escola e saí da minha zona de conforto. Fui para outra freguesia. Conheci outras crianças, com uma pronúncia diferente da minha que vinha da cidade. Regressei no final do ano.
E na segunda classe, apesar de especial porque voltei a casa, foi especial pela professora. Lembro, sem dificuldade alguma, com clareza e pormenor, o seu desenho que ocupou todo o quadro quando chegou o Inverno.
Recordo-me da sua figura. Alta e magra. Cabelo curto e escuro.
Jamais voltei a vê-la.
A minha pequena Carolina está de regresso. Na mesma escola, com outra sala e outra professora. Mais colegas.
Está feliz. Ansiosa. Empolgada. Briosa, com os novos livros e o novo material.
Eu acompanho. Vigilante. E tremendamente orgulhosa dos seus passos certeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário