2.11.12

Erros

Um querido leitor ou leitora chamou-me a atenção para um erro ortográfico cometido numa das legendas das fotos do jantar.  A palavra em causa é "pousar", pois naturalmente o que queria ter escrito era "posar" que significa estar em posição de pose.
Tenho que agradecer, até porque quem o fez, fê-lo gentilmente e com graça. Mas devo dizer-lhe que nunca fui moça de erros ortográficos (isto para responder à sua chamada de atenção). Sou o Ronaldo dos ditados. Era a eleita da professora para ajudar na correcção. Embora reconheça que sim, que podem acontecer, ainda mais quando escrevo, como agora, no iPhone.
E desafio-o ainda a encontrar outros erros ortográficos, não aqueles que resultam da escrita inteligente ou dos impulsos autoritários do iPhone.
Ainda assim, permita que lhe diga que um dos melhores jornalistas que conheci, daqueles que dominam a arte da escrita, era exímio na arte de trocar o z pelo s.
Muito obrigado e continue a visitar-me.

2 comentários:

  1. O desafio foi aceite, e só porque já tinha detectado um ou outro erro, aqui ou acolá (e que não são da escrita inteligente ou da vontade própria do I Phone - digo eu :-)). Confesso que sou muito atenta aos erros ortográficos e, modéstia à parte, sempre fui boa aluna nessa matéria. Porém, não invalida que não os possa dar de vez em quando, mais fruto da dúvida em algumas palavras ou desatenção numa escrita mais acelerada. Apesar disso, quando escrevo publicamente tenho o cuidado de não os dar e de, na dúvida de alguma palavra, ir ver ao dicionário online.
    Aqui vão algumas que encontrei (numa leitura diagonal e sem uma atenção mais aprimorada:

    Pequenos-almoços e não pequenos almoços
    Meia-calça e não meia calça
    Desfaz-lhos e não desfaz-los
    Montante e não montando
    Réstia e não restea

    E continue a escrever que escreve muito bem.

    Matilde Lopes

    ResponderEliminar
  2. Fico grata por ter aceite o desafio.
    Realmente assumo dois erros da lista que apresentou (desfaz-lhos e réstia). O montante e montando não sei qual foi o contexto, mas não vejo nenhum erro ortográfico, bem como nas palavras pequenos almoços e meia calça (até onde sei, aceitam-se ambos. Mas, assumo desde já algum desconhecimento relativamente ao novo acordo que não adoptei.
    De qualquer forma, Matilde, continue atenta e corrija-me sempre que se justificar.

    ResponderEliminar