4.1.13

Pombas há muitas...mas nem todas são belgas


Este, tadinho, não conseguiu chegar ao destino. Morreu de cansaço, com a mensagem na pata. ..Snif...snif...


Quem aqui sabe que os pombos correio foram utilizados a primeira vez na altura da primeira guerra? E que tendo a sua utilidade sido comprovada, o exército dos Estados Unidos solicitou a doação das aves para defesa nacional por altura do segundo grande conflito mundial?
Mais de 50 mil pombos ajudaram os USA enquanto mensageiros e espiões.
Há, aliás, um pombo francês muito famoso, o Cher Ami, que durante a primeira guerra conseguiu entregar 12 mensagens, apesar de ferido. Este passarito foi até condecorado com a Cruz de Guerra.
Eu ia gostar te ter um pombo na janela em vez de uma imessage no iphone.
Tudo isto para dizer que hoje conheci 200 pombos. Correio, que há toda uma diferença. Não vão pensar que para ver pombos basta ir ao Toural.
Os pombos que me foram apresentados são belgas, têm registo, chip e concorrem em competições internacionais. São voadores e reprodutores.
E se há quem goste mais de voar com fêmeas - porque os machos distraem-se - há os ingenuos que apostam nos machos casados sempre ansiosos por bater a asa para junto da sua pomba.
Se soou a graça o que acabei de escrever, esclareço, desde já, que é a mais pura das verdades. Os pombos casam-se. E constituem família.
Achei tão giro! E interessante. Um charme o senhor que entrevistei esta tarde. E com quem me perdi entre a ortografia da língua portuguesa aos olhos de um curioso (eu acrescento, estudioso) com a quarta classe e a columbofilia.
E já agora - porque seguramente não saberão - este desporto (sim, é considerada uma modalidade desportiva) é a segunda com mais praticantes em Portugal.




1 comentário:

  1. Leio o teu espaço e sempre me apeteceu deixar comentários. Mas não me sentia seguro para o fazer!!!
    A beleza, da qual és dona, fascina-me e faz-me sonhar...

    ResponderEliminar