28.10.14

Divórcios online.


Se os ajuntamentos são fáceis através da janela virtual, também as separações se tornaram possíveis através de cliques. E nem me estou a referir a uma mensagem, ou email, que se envia a terminar a relação, refiro-me ao processo legal, propriamente dito, ao jeito de "empresa na hora".
As pessoas casam menos porque separam mais. O casamento na igreja passou de sonho a capricho. Já nem as mães o incentivam. A mulher finge não querer casar.
Aceita-se mais depressa o divórcio/separação do que o casamento. Porque o casamento é entendido como despesa, risco face à incerteza do futuro e às reservas de uma vida a dois que se espere aumente para três, quatro, ou mais.
Antigamente, o estado de divorciado era cadastro, hoje é normalidade.
Poderão os tolos pensar que o casamento é um namoro permanente. Pois não é. É difícil, cansativo, aborrecido. Vês à lupa o que até ali viste a olho nu. Não se casa porque sim, mas o mesmo exercício se faz no contraditório. Não se divorcia/separa porque sim. Porque basta um clique e uma fechadura nova ou, na maioria das vezes, um regresso à casa dos pais.
Não é suposto o casamento valer tanto como uma camisola que engorda e faz barriga. Que resolvemos com uma troca ou devolução.
O casamento requer luta. Mesmo quando estás cansada e não te apetece levantar da cama para lhe abrir a porta porque se esqueceu da chave pela centésima vez.
Ele não vai dar beijinho de boa noite todas as noites, nem olhar embevecido enquanto no primeiro sono roncas e te babas como um buldogue. Vai trocar uma festa de anos em família por um jogo de futebol. Gasta mais no poker entre amigos do que aquilo que realmente te diz. E não vai insistir com as miúdas se elas se recusarem a jantar. Quantas vezes não saíram elas de casa sem meias ou com uns sapatos ao contrário? E os atrasos? E o telemóvel desligado? E a roupa do treino cinco dias a infestar o saco e a casa inteira? A terra da corrida que traz nas sapatilhas e espalha pelo corredor e pelo quarto? Diz que vai limpar, que limpa sempre, mas nunca o faz.
Não é fácil. Nem para nós. Nem para eles. Porque nós somos (eu sou, pelo menos) bem piores.
No fundo, só queria, que pensassem mais que meia vez no assunto. É sempre possível reconsiderar. Não se trata só de casamento/união/relação.Trata-se de família.
<3

1 comentário:

  1. Concordo em pleno consigo, não o saberia dizer melhor, o casamento no meu entender, deve ser construído e mantido todos os dias! Casamento não é a festa como eu acho que muitos fazem, casamento é família, dá muito trabalho, é preciso amor, dedicação, respeito e acima de tudo muita compreensão. Não tem comparação, mas um filho dá muito trabalho, mas não o fiz sozinha, o pai do meu filho merece tanto ou mais respeito que eu. É complicado falar de relações, acho que á muita gente que não tem a noção da responsabilidade que um casamento trás (pelo menos para mim) responsabilidade e dedicação! O casamento tem dias bons e dias maus como tudo na nossa vida. Mas não à nada melhor na vida (para mim) que amar e ser amada, não dá para explicar o que se sente quando se faz amor com o amor da nossa vida, acho que só quem ama sabe o que se sente :)
    Com amor tudo se resolve, é fácil falar para quem está de fora, e á casos e casos, mas a separação as vezes é a via mais "fácil" á que lutar para o casamento mudar e ganhar outro animo não nos podemos entregar á monotonia. :) O casamento para mim é uma conquista e reconquista todos os dias :) <3

    ResponderEliminar