29.10.15

Estou de regresso e até fui à TV


Prometi que escreveria, mas não escrevi.
Corei de vergonha ao perceber que a última publicação leva para lá de um mês. Nunca tal aconteceu. E comprometo-me agora a não repetir o desleixo.
Quem acompanha o blogue, apesar do vazio dos últimos dias - e continua a cá vir diariamente - quem me conhece sabe que a minha vida mudou. E eu sei que esperam com taquicardia um post sobre o sucedido. Em breve, talvez.
Entretanto, para quem não sabe recebi um convite da equipa do Queridas Manhãs da SIC, a propósito de um texto publicado neste blogue sobre hipocondria. Desafiaram-me a falar sobre o tema. Ou como quem, diz a assumir perante Portugal e os países lusófonos que, para mim, comichão na cabeça significa cancro galopante e semana e meia de vida.
Aceitei apreensiva. Confesso que reflecti e pedi opiniões. Quase todos me torceram o nariz. Assumir em televisão um distúrbio que me lixou meses de vida não foi consensual.
A hipocondria não é consensual. Estar doente é algo incomodativo. Estar-se doente sem se estar sugere descompensação.
O meu pai morreu com cancro no cérebro a primeira vez que se permitiu cair doente numa cama. Tinha 50 anos. Estivesse ele aqui e hoje faria 63 anos.
Acreditei durante muito tempo que o meu pai era uma espécie de super herói dos clássicos do cinema, daqueles que nunca morrem.
Morreu-me afinal. E oito anos depois os botões começaram a piscar. Descontroladamente. Não podia perder mais ninguém e passei a viver obcecada com o medo da morte. Prevenir as doenças pareceu-me a melhor solução.
Hipocondria, cibercondria, ansiedade, ataques de pânico... Só coisinhas simpáticas que me atiraram para a cama. Incapaz. De me levantar, de comer, de sair de casa, de cuidar das miúdas, de falar...
Antidepressivo associado com ansiolítico. Psicoterapia...
Perdoem-me a rapidez, mas nisto interessa é a recuperação. É impagável sentirmo-nos equilibradas.
Os fármacos foram essenciais, no meu caso, pelo menos, mas comprometi-me desde sempre a parar assim que possível. E parei. Aqui, o facto de ter voltado - após longa pausa - a praticar exercício e a correr três vezes por semana foi determinante.


espreitem o vídeo aqui

2 comentários:

  1. Que bom que está de volta!!!!!!! Não perca o embalamento please!!!!!!
    Gostei muito de a ver ontem na Sic, que gira que está. Já tinha saudades.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, já tinha perdido o hábito de visita-la diariamente. Espero que assim continue a partilhar as suas histórias. É claro os leitores gostavam de ler um pouco da sua nova "vida" e que pelo certo deve ser encantadora. Beijinhos

    ResponderEliminar