3.11.15

Ainda Lisboa.



Na arrogância da minha adolescência sonhava com o dia em que me mudaria para Lisboa. Imaginava-me a viver na capital. Presumia-me capaz de deixar Guimarães e assumir-me na grande cidade.
Rapidamente entendi a dimensão dos laços que me prendiam aqui. E enquanto adulta nunca ambicionei partir.
Ainda assim, sou apaixonada por Lisboa. E a cada regresso perco-me mais um pouco na sua beleza. E grandeza. Mais evidente para quem chega de uma cidade menor.
Amiúde ouvia dizer "mudava-me já para aqui". Invariavelmente, respondia, "eu não. Só estou de passagem". Não troco a qualidade de vida que Guimarães me permite. A proximidade. O conforto. O tempo que chega, seja para caminhar até ao trabalho, seja para frequentar o ginásio. Sem sair e voltar de casa ainda noite cerrada.

2 comentários:

  1. Andreia, não tenha qualquer dúvida, eu vivi em Lx aos vinte e poucos porque também tinha essa paixão pela capital mas depressa arrependi-me, e voltei a mudar-me para a calmaria do campo. Lisboa é boa de passagem e visita, em relação à qualidade de vida para mim é zero, filas para tudo e mais alguma coisa, a arrogância constante de que Lisboa é que é bom o resto é paisagem...a desconfiança constante de uns dos outros, a falta de educação geral...detestei! Voltei para o campo e agora vivo a 20/30 minutos de Lisboa e não à nada que pague eu deitar-me na cama e não ouvir barulho nenhum...

    ResponderEliminar
  2. Caríssima anónima
    Nem toda a gente é arrogante, nem toda a gente é mal educada em Lisboa.
    Eu tenho família na província e alguns são tão labrego que até assustam, mas outros são educados e vivem no século XXI. Essa mania de generalizar demonstra alguma falta de educação e de tacto. E já agora, aprenda a escrever com pontuação correta e a não dar erros ortográficos.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar