3.7.12

Zaragatoa


Começo por ela, aqui sentada. Saco no ombro. Vazio, estou certa. Vestida de preto. Sapatilhas nos pés. E meias escuras. Cega de um olho. Cabelo sujo.
No último mês fui quatro vezes ao hospital e nas quatro lá estava ela. Da mesma forma. Com o mesmo discurso. A mesma roupa.
É obesa. Não parece que está doente. E de todas as vezes quando lhe perguntam como se sente responde sempre que é diabética e tem fome.
Acho que lá vai porque continua a pensar que lhe vão dar de comer, mas o máximo que lhe permitem é uma ou duas garrafas de soro - agora entendo porque da primeira vez se indignou tanto com o soro. A mulher - que ainda não sei o nome - quer um poiso, quer comida, ter com quem falar e quem lhe pergunte como se sente hoje. Por isso, vai às urgências.

O homem também vai. Não que tenha fome, mas porque a bicheza continua implacável. Digamos que o bicho é a Espanha e o homem a Itália. Perante a goleada não vê soluções no banco, vai daí, chicotada psicológica. Ou na gíria médica, zaragatoa. Anestesia, bisturi e saca para cá o estrago do bicho a ver se no próximo embate o sistema táctico permite eliminá-lo de vez.

6 comentários:

  1. Dava uma bela reportagem??? O caso do Idoso no CHAA :)

    ResponderEliminar
  2. Não seria altura de te começares a preocupar com o teu marido???

    ResponderEliminar
  3. Se calhar já ias ao privado... Não me parece normal o pé assim durante tanto tempo... A não ser que ele tenha problemas de saúde...

    ResponderEliminar
  4. O que interessa é que ele tem uma mulher muito forte do lado dele e que o acompanha sempre. Ana

    ResponderEliminar
  5. Também acho, chega de ir ao hospital ou centro de saúde e despejar o homem como se de um saco de batatas se tratasse. E que coisa ouvires a conversa dos outros enquanto esperas que atendam o teu homem. Vê-se mesmo que não cuidas do teu homem e só vais para esses sítios para ouvires as conversas alheias.
    Tens coragem de não ter nenhuma maleita para lhe fazer companhia?!?

    ResponderEliminar
  6. Isto é tudo feito...eu vou com o faro de jornalista... escuto, fotografo, pergunto...
    Enquanto o convencer a bancar o inválido escuso de arranjar uma maleita para mim ;-)

    ResponderEliminar