27.5.13

Vitória

Se pegar numa bola de futebol consigo dar dezenas de toques, repartidos pelos joelhos e pelos pés.
Sei identificar um fora de jogo; marcar um lançamento de linha lateral. Até sei o que significa a expressão "polícia" quando se está a jogar. Mas, não sei nada de técnica e táctica.
Quando as equipas entram em campo não faço a mínima ideia se vão jogar em 4/3/3 ou 4/4/2.
E para mim, os únicos argumentos válidos para as substituições são queimar tempo ou trocar alguém cansado por outro mais fresco.
Mas, de emoções, eu sei.
Eu sei que houve gente de Guimarães que pediu dinheiro emprestado para estar no Jamor.
Sei que há gente que vai passar mal até ao final do mês porque esteve no Jamor.
Sei que hoje, em Guimarães, mais de metade da população está rouca do tanto que gritou e chorou ontem.
Sei que grande parte não foi trabalhar e muitas crianças e adolescentes fizeram gazeta porque ontem o Vitória chegou ao Toural perto das 3 da manhã e a essa hora no centro da nossa cidade estariam - seguramente - mais de 20 mil pessoas. O resto já não cabia e assistiu, em directo na RTPIN.
Sei também que os vitorianos que estavam no Jamor (cerca de 14 mil), visivelmente menos (bem menos) que os benfiquistas eram todos, sem excepção, de Guimarães. Aqui nascidos; criados e muitos emigrados que viajaram para ver a sexta final, ainda que as cinco anteriores tenham terminado com derrotas. Mesmo que o único troféu, de menor importância, já leve 25 anos de prateleira.
Eram vitorianos na pronúncia. Inequivocamente vitorianos, ao passo que os benfiquistas - em esmagadora maioria - trocavam, como nós, os "v" pelos "b", ao contrário da gente de Lisboa que vaia com "cabrão" e não com "filho da puta", como nós. Viajaram de Vizela, de Fafe, de Braga, de Terras de Bouro...
Os vitorianos saíram do berço no número que nos foi permitido sair. Mais bilhetes no vendessem e mais seríamos na bancada.
Eu, que não entendo nada de futebol e que até me assumo do Sporting, sei que o Vitória vende 14 mil lugares anuais. E que a equipa que venceu ontem a Taça de Portugal ao Benfica e que os desnorteou ao ponto de se empurrarem e de se acusarem de dedos em riste...ao ponto de virarem costas ao digno vencedor na hora da consagração... tem uma média de idade de 22 anos!
Era isto...tão somente isto.

Foi assim madrugada fora...

1 comentário: