21.10.14

Guimarães, Portugal, Hollywood.


Por causa de um projecto maravilhoso em que estou envolvida tenho mergulhado na história de Portugal. Particularmente, na origem da fundação e no primeiro rei D. Afonso Henriques.
Acredito que todos os portugueses saibam o essencial da nossa história, os principais feitos e batalhas, os nomes e cognomes de alguns reis e até entendam o papel de D. Afonso Henriques na fundação deste país. Eu também sabia. Mas, em virtude desta pesquisa, dou comigo a falar insistentemente no tema. Monopolizo as conversas e o melhor é que quem está comigo me pede para continuar. É maravilhosa a história de Portugal. Não temos mil anos ainda, mas estamos perto. Somos a nação mais antiga da Europa.
Mais do que os registos históricos e científicos, as lendas associadas às nossas conquistas são de conhecimento obrigatório. Estou encantada com o que tenho aprendido e com muita vontade de partilhar (em breve...em breve...).
Numa destas manhãs de trabalho discutimos os filmes épicos. Braveheart será um dos mais reconhecidos. A indústria de cinema norte americana está farta de explorar este género cinematográfico. Inspira-se na Europa, simplesmente porque os Estados Unidos não têm história. Terão pouco mais de 200 anos... O império romano e as suas conquistas está mais do que explorado bem como França e até a Escócia. Nunca se fez um filme, deste género, sobre Portugal. A razão é simples: não conhecem a nossa história. Num passado recente tampouco reconheciam Portugal como país independente. Lembro-me há uns anos, em Paris, numa universidade de estar à conversa com americanos. Quando lhes disse que era de Portugal imediatamente remeteram para Espanha convencidos que éramos uma cidade espanhola. Acredito que isso terá mudado - que venha mudando - em muito pelo futebol e por Cristiano Ronaldo, principalmente.
Como se a história por si só não bastasse é incrível imaginar a rodagem de um filme no mesmo local onde há 886 anos atrás (a contar a partir da batalha de S. Mamede) Portugal se fez país.
Mel Gibson tenho para mim que estás a precisar de um abre-olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário