30.4.15

Enjoada de obsessões.


Ontem fiz a minha corrida mais longa. 7km, Curiosamente, suei menos do que em muitos 5km que já fiz. Corri a um ritmo mais lento, só acelerei nos dois últimos quilómetros. Podia, perfeitamente, ter chegado aos 10.
Na verdade, esta foto só está aqui por causa do William. Estou um bocado farta de obsessões. Porque eu sou de pessoa de extremos. Não me agrada comer uma fatia de bolo de cenoura da minha mãe e sentir-me culpada. Ou, um dia sem ginásio incomodar-me tanto como um pneu furado.
Estou sempre a um passo do desequilíbrio. Não sei ser e estar de outra forma.
Há uma quantidade inesgotável de (des)informação sobre treino e nutrição. A isto junta-se a moda da corrida, do fitness, da erradicação do açúcar, da contagem das calorias, dos micronutrientes e das fibras, dos sumos detox... Faça cardio em jejum e vai queimar mais calorias. É impossível perder massa magra e massa gorda ao mesmo tempo. Coma uma banana antes do treino. Saiba porque não pode comer banana antes do treino. Retire os hidratos da sua alimentação. Coma de tudo. Escolha o dia da descompensação alimentar e tire a barriga de misérias. O dia da asneira é uma asneira. Ora bolas.
Então é assim. Eu não quero dietas. A ideia é seguir, tendencialmente, uma alimentação equilibrada e saudável. E claro que isso significa não comer francesinhas especiais e bolo de cenoura todos os dias. Mas, não deixarei de acompanhar o homem numa sangria, se for o caso. Ou recusarei uma cerveja com uma amiga.
Chegamos a um ponto tal que é crime comer hidratos depois das seis da tarde e se o fizeres, mente para não seres excluída do grupo das trintonas boazonas. Olá, eu sou a Andreia e ontem, comi bolonhesa ao jantar.
Não é minha intenção fazer a apologia da má alimentação, mas acho que muitos de nós estão reféns desta ditadura. Ou se calhar sou só eu. E a maioria está nem aí para a barriga que já lhe tapa a vagina.
Eu quero sentir-me bem. Continuar no meu 36 e sentir-me segura nos meus vestidos.
Quero manter a pratica de exercício físico regularmente e não tenho dúvidas que foi o melhor investimento que fiz nos últimos anos (sim, melhor do que os Jimmy Choo), mas quero, essencialmente, manter-me sã. E isso também significa dar um ovo kinder às minhas filhas se elas pedirem e permitir que de vez em quando bebam sumol. Tenho lido tantas coisas ultimamente que me arrepiam. Há mães que já privam as criancinhas do bolo de aniversário.

2 comentários:

  1. Sabe Andreia, revejo-me completamente no seu texto! Eu como de tudo, de tudo mesmo de maneira equilibrada sem exageros foi assim que aprendi e foi sempre assim que fiz ao longo da minha vida, quando como uma refeição mais calórica tenho cuidado com a alimentação no dia seguinte como uma sopa e uma sandes ou salada por exemplo ao domingo não abdico das minhas pizzas do Lidl de barbecue com batatas camponesas e coca cola, temos pena! . O exercício físico que faço são caminhadas em que umas vezes corro um pouco outras não, é conforme me apetece! Esta moda agora das corridas e comidas anti açucares e afins já me mete nojo muito honestamente! Devemos comer tudo moderadamente é o que faço, Deus me livre viver sem a bela da feijoada ou do belo do cozido á portuguesa com todas as suas gorduras incluídas. Para ser saudável não preciso de virar grilo credo! :) e o meu peso tem-se mantido o máximo que oscila é 1 ou 2 kg. Agora levam tudo ao extremo! Depois admiram-se de ficarem anémicas! :)
    Parabéns pelo texto, adorei :)

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa, no lanche de Domingo nunca falta uma pizza de 1.99 euros do Lidl 😊

    ResponderEliminar