18.5.15

Campeões...fora do campo.






O Benfica é o campeão nacional. E foi-o, apenas geograficamente, em Guimarães. O título, esse, conquistou-o ao longo da época - é justo dizê-lo. Mas, ontem foi em Belém que se decidiu o campeão. Se dependesse do Vitória as contas do campeonato fechavam-se na última jornada.
Ontem fui ao futebol. Valeu-me dois calmantes perto do final.
Vi benfiquistas arrogantes numa atitude de clara provocação e vi benfiquistas de bem serem intimidados por vestirem vermelho. Não gostei de nenhuma das situações.
Então e as pessoas não podem assumir o seu clubismo por estarem numa cidade que não a sua?
Deviam poder. E muitos fizeram-no, pacificamente, com vitorianos à mistura. Mas, há vitorianos e vitorianos. Como benfiquistas e benfiquistas. Polícia e polícias.
Dois grupos de benfiquistas vieram a Guimarães sem bilhete. Não foi o jogo - tampouco o bicampeonato - que os moveu. Vieram pela violência.
Outros, viajaram para Guimarães na ânsia de estarem na consagração da época..
Mas, em Guimarães, o Benfica não está em casa. Como não está em casa em Alvalade ou no Dragão. Nos restantes estádios estará. E eu entendo que isso incomode.
Ricardo Araújo Pereira, benfiquista, disse "Braga não gosta de Guimarães. Porto não gosta de Lisboa. Lisboa não gosta do Porto. E Guimarães não gosta de ninguém". Nós, vimaranenses/ vitorianos, mesmo que tenhamos uma costela de outro clube entendemos isso na perfeição.
Quando alguns jornais escreverem "o país saiu à rua para festejar o bicampeonato", mentiram. O país não saiu à rua. Guimarães não saiu à rua. Quem comemorou fê-lo na recato de casa. Porque aqui levamos a mal o amor que se tem aos de fora. Não sei dizer se é bom ou mau que assim seja. Mas é assim e orgulhámo-nos disso.
Há muita obsessão e fanatismo dos vitorianos. Mas, há também muito amor e dedicação. Veja-se que não ganhamos para além de uma taça de Portugal. E até já descemos de divisão.
Hoje, os títulos, para além do título do campeão de Portugal, são lamentáveis. E a violência maior não foi praticada pelos vitorianos.

1 comentário:

  1. Faltam as fotos da agressão de um polícia vimaranense a um cidadão!
    Isso é para lá de lamentável. E que tal um post sobre esse assunto?
    Os vimaranenses gostarem da sua terra é louvável, não saberem receber é péssimo.
    E não gosto de futebol.

    ResponderEliminar