16.4.15

Não se pode tomar banho neste mar!


Abril. Vila do Conde, 25 graus. Bem bom. Considerando que há dias em Agosto mais frios. E ventosos.
Cá em cima, há uma regra básica. Não se vai à praia sem casaco. Mesmo que o dia esteja quente, por volta das 17 horas o vento impõe-se. Ou tens um agasalho (amiúde usam-se toalhas) ou vais ter frio.
Ainda assim, nem é isso que mais me incomoda nas praias até Lisboa (porque não se julgue que isto é exclusivo da costa mais a norte), o que me desgosta sobremaneira é o mar. Raisparta o mar. Há mais de 20 anos que não ponho lá uma unha mendinha. Basta-me a areia molhada para me arrepiar até ao couro cabeludo.
Sabendo todos nós que a canalha nunca tem frio convém estarmos prevenidas com um rol de argumentos para evitar que entrem em hipotermia. A saber: aquela senhora gorda fez xixi na água. Não sendo suficiente, avançamos para as necessidades sólidas. Ou então, está logo ali uma família de enguias cheias de fominha por pernas rijas e depiladas como as vossas. Também valem buracos negros que as levarão às profundezas do mar onde as espera ou o Adamastor ou a Moby Dick.

2 comentários:

  1. Lá vem Lisboa à baila.
    A costa estende-se até ao Algarve

    ResponderEliminar
  2. Naturalmente... A costa alentejana e algarvia não foram citadas porque têm o único mar que me permite ir a banhos 😉

    ResponderEliminar